Programação Neurolinguística



Como Surgiu?

A Programação Neurolinguística foi criada nos anos 1970 por Richard Bandler e John Grinder, com base em várias disciplinas, entre elas a lingüística, a teoria de sistemas, a teoria de comunicação, cibernética, neurofisiologia e pragmatismo. Ela tem sido utilizada em todo o mundo por diversos segmentos profissionais para cultivar a excelência pessoal e profissional, capacitando as pessoas a resolverem seus problemas pessoais, adquirir habilidades interpessoais e alcançar o máximo desempenho em suas profissões.

As múltiplas técnicas e ferramentas da Programação Neurolinguística têm sido amplamente reconhecidas PNL por profissionais de recursos humanos, vendedores, diretores, administradores, gestores, gerentes, jornalistas, professores, advogados, entre outros, devido à eficácia da PNL em realizar mudanças e alcançar resultados a curto prazo, com sustentação para efeitos duradouros. Na linha da PNL Sistêmica, preza-se o bem estar de todos que são envolvidos nas propostas de mudanças pessoais ou organizacionais.



O Que É PNL?

  • É a arte e a ciência da excelência pessoal. Segundo o Manual de Programação Neurolinguística de Joseph O´connor, "PNL é o estudo da estrutura da experiência subjetiva".
  • "PNL é uma estratégia de aprendizagem acelerada para a detecção e utilização de padrões no mundo." John Grinder.
  • "PNL é a epistemologia de retornarmos àquilo que perdemos – um estudo de graça." John Grinder.
  • "PNL é qualquer coisa que funcione." Robert Dilts.
  • "PNL é uma atitude e uma metodologia, que deixam um rastro de técnicas." Richard Bandler.
  • "PNL é a influência de nossa linguagem sobre nossas mentes e nossos comportamentos subseqüentes."
  • "PNL é o estudo sistêmico da comunicação Humana."
  • PNL é o método para a modelagem da excelência de forma que possa ser duplicada."
  • PNL é um sistema de comunicação e um método prático para alcançar resultados excelentes através da utilização de recursos: estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores, da própria pessoa, ou modelados de pessoas excelentes ou brilhantes em suas áreas de atuação. Cláudio Domingos.



O Mapa Não é o Território

Um dos principais pressupostos da PNL é "O mapa não é o território". Pessoas diferentes interpretam o mundo de acordo com o seu próprio mapa individual. Se temos um bom mapa e o interpretamos corretamente, conseguiremos chegar ao nosso destino com muito mais rapidez e tranquilidade.



PNL E Percepção

A PNL parte do princípio de que o sucesso individual ou empresarial depende inicialmente da acuidade sensorial das pessoas envolvidas no processo para alcançar metas ou objetivos.

Todas as pessoas percebem e interpretam o mundo através dos seus canais perceptivos, denominados sistemas representacionais.

Os três principais canais são o auditivo, o visual e o cinestésico. Cada pessoa tem um sistema preferencial para perceber e interpretar o mundo e comunicar às outras pessoas os seus desejos e vontades através das relações interpessoais.

A maneira como percebemos e interpretamos o mundo e os acontecimentos é constantemente influenciada pelos filtros da distorção, omissão e generalização. Dificilmente percebemos a realidade como ela é, mas sim, como aprendemos a interpretá-la. Por isso submetemos tudo o que experienciamos aos nossos filtros. Assim cada pessoa desenvolve uma percepção repleta de distorções, omissões e generalizações do mundo em suas experiências subjetivas.

A PNL oferece um modelo prático e eficiente para capacitar o indivíduo e equipes a ampliar a percepção e interpretação de si mesmo e do mundo e alcançar melhores resultados nas múltiplas áreas da vida.



A PNL dos Negócios

O sucesso da PNL nos negócios reside principalmente na capacidade das pessoas de interagirem de forma equilibrada. A Programação Neurolinguística tem um poderoso pressuposto para a comunicação, "O significado da mensagem é a resposta que você obtém." Se o receptor não entende ou distorce a minha mensagem, devo assumir responsabilidade e melhorar a qualidade da minha comunicação em vez de dizer frases do tipo: "você não entendeu o que eu quis dizer".

Para realizar bons negócios é preciso negociar, e para negociar é imprescindível um elevado nível de comunicação interpessoal. Para comunicar-se bem com outras pessoas, o indivíduo precisa compreender como o outro está pensando.



Pistas de Acesso

Quando as pessoas estão pensando tendem a movimentar os olhos seguindo um determinado padrão específico, que oferecem pistas de acesso ao padrão de pensamento da outra pessoa. Compreender e utilizar adequadamente essas pistas de acesso é fundamental para ajudar as pessoas a falarem a mesma língua e assim realizarem bons negócios de forma mais direta, prática e simples.



Rapport

A PNL enfatiza a importância e oferece um modelo para as pessoas desenvolverem uma empatia honesta e segura na comunicação chamado rapport, que consiste em acompanhar a outra pessoa no seu mapa individual de mundo, colocar-se no lugar do outro, sentir como ele sente e colocar de forma transparente o que está pensando e esperando da interação.



Aplicação

Todas as técnicas e ferramentas da PNL potencializam as interações e relacionamentos entre as pessoas criando inúmeras possibilidades de aplicação nas várias áreas negócios.

No encontro de vendas o vendedor terá muito mais condições de levantar as necessidades do cliente, enfatizar as características e benefícios do produto que está oferecendo e guiar o cliente a fazer escolhas sensatas que atendam o que é realmente importante para ele de forma prazerosa e objetiva.

O palestrante que se utiliza da PNL conseguirá muito melhores resultados, estando consciente de que a audiência tem diferentes canais e metaprogramas para receber a mensagem, o que propicia uma apresentação muito mais dinâmica, elegante, segura, organizada e feliz.

A comunicação interna da empresa melhora significativamente, uma vez que as equipes estejam treinadas de modo a interagirem observando a melhor maneira de comunicar as decisões que foram tomadas.

Uma das grandes dificuldade nas empresas é a comunicação entre as os funcionários de diferentes setores. As decisões são tomadas pela administração, comunicada para os gestores, que comunicam aos gerentes. Quando essas decisões chegam aos funcionário que vão executá-las, a mensagem inicial já passou por diversos filtros de distorção, omissão e generalização, o que vai influenciar negativamente na qualidade do resultado final esperado pela administração na tomada da decisão.



Controle do Estresse

Outra grande conquista é a redução do estresse no ambiente de trabalho com funcionários motivados. Como a PNL oferece um modelo eficiente para as pessoas perceberem e se comunicarem com o mundo elas se tornam muito mais auto motivadas, criativas, calmas, perceptivas e receptivas às demandas da rotina empresarial. O estresse é uma resposta fisiológica às pressões externas e internas. As pessoas percebem o mundo de acordo com a sua interpretações dos acontecimentos. Quanto melhor e eficiente for essa interpretação mais rápida e adequada será a resposta que a pessoa oferecerá.



Meta-cognição

Outra grande vantagem da PNL é a meta-cognição (pensar sobre o pensar), o que tem se tornado um grande diferencial na capacidade de aprender. Os funcionários aprendem a aprender com mais rapidez e facilidade e transmitem o conhecimento de forma mais simples e direta o que torna os processos internos muito mais seguros, eficientes e organizados, o que propicia resultados muito mais satisfatórios para o ambiente empresarial.

A mente e a vida é um processo sistêmico. O estado emocional que o funcionário experiência dentro dele vai influenciar de forma direta o seu rendimento na empresa bem como o seu relacionamento com os seus clientes internos e externos.

A Programação Neurolinguística é acima de tudo um modelo para que as pessoas funcionem perfeitamente, utilizando, desenvolvendo e modelando os melhores recursos para alcançarem excelentes resultados, seja no ambiente corporativo, familiar, nos relacionamentos com outras pessoas ou qualquer área da vida.



Cláudio Domingos